Junta de Freguesia de Benfeita Junta de Freguesia de Benfeita

Santuário Nossa Senhora das Necessidades

Saindo da Benfeita a caminho da Mata da Margaraça, e antes de atingir Pardieiros, encontra-se o Santuário de Nossa Senhora das Necessidades, um espaço religioso mas que também serve de apoio e descanso ao visitante.

O santuário é constituído:

• Capela de Nossa Senhora das Necessidades;
  • Capela de Senhora da Guia;
  • Capela de São Bartolomeu, deslocado cerca de 100m;
  • Alminha localizada junto à Capela de São Bartolomeu;
  • Monumental Carvalho-alvarinho, que se encontra no centro do recinto;
  • Zona de merendas, com água canalizada e assentos.

CAPELA DE NOSSA SENHORA DAS NECESSIDADES

Foi mandada construir em 1846 por alguém cujas iniciais do nome são "M. S.", tal como infere da pedra gravada que se encontra sobre o portal. Passados 118 anos, em 1964, recebeu obras de conservação devido ao seu estado de ruína. O portal encontra-se orientado a este.

No interior da capela encontram-se, para além de uma imagem da Srª das Necessidades (séc. XIX), uma imagem de S. Sebastião e outra de Stº António.
O teto é decorado por um conjunto de 9 painéis com pinturas naif, datados de 1853.

• Categoria:Património