Junta de Freguesia de Benfeita Junta de Freguesia de Benfeita

História

A Junta de Freguesia é composta por 9 povoações: Benfeita , DefloresDreiaEnxudroLuadasMonte FrioPai das DonasPardieiros Sardal.

Benfeita

A Benfeita está situada num vale da Serra do Açor, aproximadamente a 21km de Arganil e é sede do Concelho.

A origem do topónimo poderá ser latina e crê-se que não seja anterior ao século XII. Na idade média chamava-se "Bienfecta" que significa "Bem Feita".

As pessoas mais velhas dizem que a Benfeita já teve o nome de “Valverde”, devido ao grande número de castanheiros que a rodeavam.

Surgem algumas lendas sobre a mudança de nome. Uma conta que o nome “Benfeita” está relacionado com a construção da capela de Santa Rita, que tinha oito paredes iguais e a consideraram muito bem feita. Outra lenda refere a visita de senhores de um castelo à capela da Nossa Senhora da Assunção que a acharam bem feita.

Na freguesia da Benfeita os habitantes de cada localidade têm diferentes alcunhas, no caso da aldeia da Benfeita são conhecidos como os “Balseiros”.

Os benfeitenses pastam o gado na Serra do Açor e cultivam os terrenos férteis da freguesia, dedicando-se também à construção civil e ao comércio.

Deflores

Esta é uma povoação muito antiga e a mais pequena da freguesia da Benfeita, mas no entanto, em 1527, era a segunda maior povoação com 7 casas. Em 1911 foi aumentando e chegou a ter 16 casas e 55 pessoas. Infelizmente no ano de 1994 restavam 8 pessoas na aldeia.

Existe uma fonte que foi construída pelo povo onde junto a esta estão dois bancos, um de cada lado, para que as pessoas se possam sentar enquanto enchem as vasilhas de água.

Monte Frio

O local onde atualmente está implantada a aldeia de Monte Frio era, bem antes do início do seu povoamento, constituído por matos e terras incultas. Esta parcela de terra foi entregue a Vasco Domingues, a pessoa que se pode considerar como o fundador da povoação, encarregado de construir casas e fazendas a arrotear (desbravar (a terra) para ser cultivada), segundo consta da escritura da "Carta de foro e emprazamento" arquivada na Torre do Tombo em Lisboa, que não só foi da futura povoação do Monte Frio como também da futura povoação da Relva Velha.

A origem do nome Monte Frio é desconhecida, porém, existe uma história que é simultaneamente uma lenda e que liga o nome Monte Frio ao nome da Benfeita. A história começa no sítio onde agora está implantada a Benfeita e que era habitada por pastores  que para alimentarem os seus rebanhos com boas pastagens viam-se obrigados a levá-los para o alto da serra, fora do vale da Benfeita, onde existiam as melhores forragens para o gado sendo que um dos sítios para onde iam, era precisamente o Monte Frio, como se localiza no alto da Serra do Açor costumava estar muito frio, na vinda, os que tinham ficado na Benfeita e que tinham ficado relutantes à ida dos primeiros para tão longe e para tão agrestes lugares, perguntavam aos que acabavam de regressar do Monte Frio: "Então como está lá o tempo?". A resposta era: "Está muitooo friiio". Ao que era replicado num tom jocoso e brincalhão pelos da Benfeita : "Bienfecta" (bem feita). Assim, foi fácil surgir o nome Monte Frio, primeiro para o monte e depois para a pequena povoação de indivíduos que iriam em 1345 morar no alto da serra e Benfeita para o local onde ficavam os pastores no vale onde está hoje a aldeia da Benfeita.

Pardieiros

Pardieiros é uma aldeia serrana, que se localiza um pouco acima da Benfeita, entre a Fraga da Pena e a Mata da Margaraça. Pelo que é a única devido ao situar-se dentro da zona da paisagem protegida da Serra do Açor.

Os terrenos são xistosos e, em tempos, usados para o cultivo de uma agricultura de subsistência. Trata-se de uma área protegida, com uma vegetação muito rica na sua diversidade: castanheiros, carvalhos, loureiros, medronheiros, azereiros, a urze, o rosmaninho, a carqueja e a giesta. A Área Protegida, cuja altitude oscila entre os 400 m e os 1012 m, é atravessada por dois pequenos cursos de água permanentes, a ribeira da Mata da Margaraça, que vai desaguar no Alva junto a Coja, e a barroca de Degraínhos que se junta à ribeira da Mata, a jusante da povoação de Pardieiros.

Relativamente ao nome da aldeia dizia-se que nem sempre foi Pardieiros, só conheceu este nome quando foi reabitada após uma epidemia de febre tifóide e as casas que existiam estavam em ruínas. Antes dizia-se que se chamava Valverde. A sua população tem a alcunha de os “Ralhadores”

Foi nesta terra que grande parte da longa-metragem "Aquele Querido Mês de Agosto" do realizador Miguel Gomes foi rodada.