Junta de Freguesia de Benfeita Junta de Freguesia de Benfeita

DURAÇÃO MÉDIA: 5h00m

DIFICULDADE: Difícil

ALDEIAS: Benfeita

"No Açor, domínio do xisto, as dobras e fracturas originam um tipo de relevo característico, vigoroso mas de contornos arredondados, sulcado por vales com grandes quedas de nível, linhas de água encaixadas e onde por vezes se encontram curiosos acidentes geológicos, caso das quedas de água da Fraga da Pena." (ICN)

O Caminho do Xisto da Benfeita é um percurso circular, partindo do centro da aldeia.

Ao longo do caminho, tomamos contacto com pequenas, mas fantásticas quedas de água, bem como com as transformações da paisagem, fruto da ação secular do Homem.

Uma vez no cimo da crista rochosa, a vista que se alcança sobre todo o vale é deslumbrante e faz valer a pena todo o esforço.

O caminho passa em plena área de Paisagem Protegida da Serra do Açor, onde encontramos a derivação para uma descida curta à Fraga
da Pena
, zona de cascatas impressionantes.

• Categoria:Outros